Sampaio na Guerra do Paraguai


A Guerra do Paraguai foi o maior conflito bélico da América do Sul. Essa guerra foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança (Brasil,Argentina e Uruguai) nos anos de 1864 à 1870.

O confronto começou depois que presidente do Paraguai Francisco Solano Lopes ordenou que tropas do exército Paraguaio invadissem o Brasil, mais precisamente a província do Mato Grosso em resposta a intervenção feita pelo Brasil ao Uruguai . Solano Lopes temia que o império do Brasil e a república argentina viessem a desmantelar os países da América do Sul.

A guerra durou seis anos e foi muito intensa com várias batalhas que até hoje são lembradas com muito orgulho pelos países envolvidos.As batalhas que dão imenso orgulho ao Brasil são as batalhas de Riachuelo e a batalha de Tuiuti..O brigadeiro Sampaio participou das operações de transposição do rio Paraná, na Batalha da Confluência e na Batalha de Estero Bellaco.O militar também participou da batalha de Tuiuti, a maior batalha campal já travada na América do Sul.Na batalha de Tuiuti o brigadeiro Sampaio foi ferido três vezes, esses que lhe tiraram a vida.

O brigadeiro Sampaio ficou conhecido por sua coragem e bravura e até hoje é lembrado como um exemplo a ser seguido.Essa sua coragem e resignação na guerra, deram-lhe o posto em 1962 de patrono da arma de infantaria a arma mais importante do exército brasileiro.Os infantes hoje, vêem o Sampaio como o símbolo de heroísmo nacional.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_de_Sampaio

http://www.brasilescola.com/historiab/guerra-paraguai.htm

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u43.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário