Cabanagem


A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará. Recebeu este nome, pois grande parte dos revoltosos era formada pelos cabanos(pobres que moravam em cabanas nas beiras dos rios).

Os integrantes dessa revolta que foi os cabanos e os integrantes da elite local tiveram causas diferentes, porem objetivos iguais. Os cabanos viviam em miséria, não tinham trabalhos e nem condições adequadas de vida. Com isso provocou entre eles um sentimento de abandono e junto a isso revolta. Já os integrantes da elite local estavam descontentes, pois o governo regencial havia nomeado para a província um presidente que não agradava a eles. Desta forma o objetivo principal deles era a conquista da independência da província do Grão-Pará. Os cabanos queriam melhores condições de vida e a elite local queria maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.

No inicio da revolta houve sangrentas batalhas, que resultaram em um grande numero de mortes, porem os cabanos ocuparam a cidade de Belém e colocaram Félix Malcher no poder. Félix acabou traindo o movimento, fazendo acordos com o governo regencial. Assim revoltaram-se de novo e mataram o traidor e colocaram no lugar Francisco Pedro Vinagre.

Após 5 anos de várias batalhas o governo regencial consegue suprimir a revolta, tendo em vista que os integrantes da cabanagem a maioria estava morta ou presa. Desta forma, os objetivos da revolta não foram atingidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário