
O Maranhão atravessava essa crise, pois tinha como economia principal a exportação de algodão e esta estava sendo ameaçada pela produção estadunidense que era de melhor qualidade e de menor preço. Quem mais sofria com essa crise era população pobre ,ou se já,os vaqueiros,os sertanejos e os escravos Farta dessas condições precárias e de tanta humilhação a população pobre resolveu que queria lutar de alguma maneira contra as injustiças . A balaiada não tinha uma organização consistente nem um projeto político definido, foi um conjunto de lutas sertanejas marcadas pelo desejo de vingança social contra os fazendeiros da região.
O nome do movimento foi balaiada porque um dos principais líderes populares Manuel Francisco dos Anjos Ferreira era fazedor de balaios. A revolta teve outros líderes como Cosme Bento das Chagas (chefe de um quilombo) e Raimundo Gomes (vaqueiro).Inicialmente a revolta dos balaios deu certo com a tomada da cidade de Caxias uma das cidades mais importantes do estado do Maranhão,porém ela foi facilmente combatida pelo exército.
Para combater os balaios, o governo enviou tropas na qual o brigadeiro Sampaio estava presente em uma delas. O combate aos balaios foi duro e violento. A perseguição só terminou em 1841, quando tinham morrido cerca de 12 mil sertanejos e escravos.
Fontes:
- http://www.grupoescolar.com/materia/a_balaiada_(1838-1841)_-_maranhao.html
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Balaiada#Antecedentes
- http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u21.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário