Biografia

Antonio de Sampaio foi um menino comum do sertão nordestino que se tornou um dos maiores símbolos de heroísmo do nosso país. Foi filho do Ferreiro Antônio Ferreira e de D. Antônia Xavier de Araújo, que viveram a vida simples e dura do sertão. Quando cresceu decidiu seguir carreira militar e aos vinte anos incorporou ao exército brasileiro em 17 de julho de 1830. Sua primeira unidade foi o 22° batalhão de caçadores, sediado na fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, logo teve seu batismo de fogo em 1832, nas ruas da cidade de Iço localizada no Ceará, e saiu vitorioso.

Sampaio teve atuação destacada na maioria das campanhas de manutenção da integridade territorial brasileira e das que revidaram as agressões externas na fase do império. A primeira delas foi à de Iço ocorrida no Ceará, no ano de 1832, em seguida a Cabanagem (PA) em 1836, logo depois a Balaiada (MA), ao decorrer do ano de 1838. No sul do país ele participou da Guerra dos Farrapos nos anos de 1844 e 1845. voltando para o nordeste em 1849, marcou presença na Praieira (PE) e guerreou até o ano de 1850. Nos seguintes, teve suas atuações internacionais como, por exemplo, o Combate à Oribe, e o Combate a Montes Caseiros, respectivamente acontecidos no Uruguai e na Argentina. Nos seus últimos anos de vida, participou da Tomada do Paissandu, acontecida também no Uruguai, em 1864. Dois anos depois, a mais importante das guerras e a maior já ocorrida na America do Sul, foi a Guerra da Tríplice Aliança.


Nessa batalha, durante um ataque, Sampaio, que sempre estava à frente de seus soldados, dando-lhes o exemplo e encorajando-os, foi ferido. Mostrando superação, patriotismo e bravura, enviou uma mensagem ao seu comandante dizendo o seguinte: "diga ao General que estou cumprindo o meu dever, mas, como tenho dois ferimentos estou perdendo muito sangue e seria conveniente que me mandasse substituir." O brigadeiro, mal terminou de dizer estas palavras, foi atingido novamente. Após esse ferimento, foi internado em estado grave e faleceu no dia do seu aniversário.


Foi consagrado, em 1962, patrono da arma Infantaria do Exército Brasileiro pelo decreto n° 51.492, de 13 de março de 1962 e pela Lei 11.932, de 24 de abril de 2009. Seu nome foi inscrito no Livro de Aço do panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, recebendo, oficialmente, os status de Herói Nacional. Neste ano de 2010, comemoramos os 200 anos do nascimento de Antônio de Sampaio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário