Noite Das Garrafadas



Depois da independência, antigas disputas continuavam a subsistir. Os comerciantes aceitavam o comércio português, com o proveito dos monopólios, eles conseguiam um lucro altíssimo. Diversas revoltas no Brasil eram frutos de uma relação conflituosa, onde a população nativa enxergava nessa classe de comerciantes a mais direta representação do domínio colonial.

No governo de Dom Pedro I, para algumas personagens políticas brasileiras, temiam que os portugueses poderiam novamente desfrutar dos privilégios da nação que agora é independente, por causa da presença portuguesa na Assembléia e nos quadros ministrais. O chamado "Partido Português" , juntamente com os habitantes portugueses apoiavam Dom Pedro I, a situação se complicava cada vez mais, pois os portugueses exigiam cada vez mais autonomia dos governos do país.

Durante os anos de governo de Dom Pedro I, diversas acusações políticas julgavam o imperador alheio à realidade nacional, que era um país independente sendo governado majoritariamente por um imperador do seu ex-colonizador. Em 1826, quando Dom João VI faleceu, Dom Pedro I viajou à Portugal e participou de discussões de quem seria o novo rei. O brasil necessitava da presença de seu imperador, pois era uma nação que acabara de nascer. Quando voltou de Portugal, o povo brasileiro ficou desconfiado das intenções políticas do imperador.

Na noite de 20 de 1830, o jornalista João Batista Líbero Badaró foi assassinado em São Paulo por quatro
desconhecidos, que depois se descobriu serem alemães contratados para aquela empreitada. Os jornais que denunciavam o autoritarismo de Dom Pedro I resolveu viajar por várias províncias do país. Com o objetivo de reverter essa oposição, o imperador não obteve sucesso. A sua primeira viagem foi à Ouro Preto em Minas Gerais, foi um fracasso total, todos ficaram em suas casas com panos pretos cobrindo portas e janelas, em forma de protesto. O governador decide voltar ao Rio de Janeiro, e é recebido com uma grande festa no centro da cidade organizada pelos portugueses. Os brasileiros revoltados com o festejo, arremessaram garrafas e pedras contra os portugueses. O movimento se prolongou por mais de três dias.

Esse episódio teve importância primordial na crise política que resultaria na abdicação de Dom Pedro I, quando por visto ele não tinha ninguém ao seu lado para lutar contra os que não queriam-no no poder, decidiu então dar seu trono ao seu filho Dom Pedro de Alcântara. com apenas cinco anos de idade. E no dia 7 de abril Dom Pedro I abandonou o país.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário