Invenções e curiosidades do século XIX

No século XIX vários cientistas fizeram descobertas muito valiosas para a tecnologia da época mas que hoje já faz parte da rotina e muitas vezes não sabemos como funciona e nem o trabalho que precisou para sua criação precisa para sua produção.
A garrafa térmica é um bom exemplo de utensílio doméstico que foi inventado em 1890.
Ele tinha a intenção de ser usado em laboratório para armazenar gases que precisavam de temperaturas baixíssima, seu funcionamento consiste em usar uma ampola de vidro espelhada e isolantes térmicos ao redor que inclusive podendo ser o vácuo (que é o melhor deles que quase inibe a transferência de calor) e sem perda nem ganho de energia o líquido mantem sua temperatura.

Outra invenção importantíssima na primeira guerra mundial e que ainda foi usada na segunda foi o código Morse, inventado por Samuel Morse ele codificou as letras do alfabeto servindo de base para o telégrafo, foi enviado a primeira vez entre duas cidades em 1844 a mensagem era a seguinte “O que Deus possibilitou”. Ele pode ser transmitido por meio de pulsos elétricos, luzes ou até sons, as letra e números são diferenciadas por pulsos curtos e longos.
Somente 30 anos após o código Morse que Graham Bell inventa o telefone, dos inventos citados acima ele é o mais simples possuia um alto-falante pequeno, um microfone feito de grãos de carvão que conforme a diferença de tons ela modulava a onda e era transmitida e po último um interruptor hoje chamado de gancho.Devido ser um aparelho bastante simples a unica coisa que mudou foi o incremento de uma bobina duplex que reduz que você ouça sua propria voz no auto-falane.

Em 1879 Thomas Edison inventa a lâmpada incandescente que possui um filamento de tungstênio que é aquecido pela corrente elétrica e produz luz em volta ele está um gas inerte para que não queime o filamento.

Em 1858 Darwin puplica teoria da seleção natural que o mais adaptado ao ambiente sobrevive.
Em 1885 Pasteur inventa a vacina anti-rábica.
Em 1895 os irmãos Lumiere inventam o filme ele funcionava basicamente por fotos projetadas em série, a cada segundo era preciso 36 fotos para conseguir dar a sensação correta de movimento.
Bibliografia: